--FRANCO GAGNOR, candidato a aquarista desde a infância e aquarista consciente desde meados dos anos 50, tem como hobby o cultivo de plantas de aquário.

--Sócio fundador da ACAPI ( Associação Carioca de Aquariofilia, Piscicultura e Ictiologia ) que difundiu a aquariofilia a nível nacional e serviu de modelo para outras associações no Brasil até o final da década de 1970.

--Sócio fundador e diretor técnico da firma AQUABRÁS LTDA, que liderou a indústria aquaristica brasileira durante a década de 1960, da qual se desligou em 1970.

--Percebendo a necessidade do mercado e a total falta de fornecedores de substratos para aquário, ( na época, no Rio deJaneiro, utilizava-se apenas areia de praia, que o aquarista carioca geralmente pegava na Praia Vermelha, onde se encontrava a areia mais grossa das praias da cidade ) iniciou o beneficiamento da areia da praia de Itaipuaçu ( de granulação bem mais grossa ) e em 1972 fundou a empresa FRANCO GAGNOR ME para comercializar legalmente a areia grossa pintada, que produzia de maneira informal.

-- Frizando que naquela época ainda não existia consciência ambiental e diversas empresas retiravam legalmente a areia da praia, que depois de beneficiada era, na sua maior parte, utilizada pelos estaleiros navais e pela Petrobras.

--Com a evolução normal da empresa e para atender a demanda do mercado, especializou-se na produção de substratos para aquários, inclusive alguns com funções e usos bem específicos.

--Seu trabalho sempre foi pautado pela ética, responsabilidade, respeito ao meio ambiente, ao ser humano e principalmente ao consumidor final, procurando atender as suas necessidades; com produtos adequados, limpos, nas granulometrias apropriadas e

em embalagens resistentes sem sofisticação desnecessária mas por um preço honesto.

--Ampliou também a oferta de outros produtos para aquariofilia , para Pet, Bonsai, artesanato e para tratamento da água de poço artesiano.